FLASH

domingo, 27 de junho de 2010

FESTAS JUNINAS, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?

4/6/2005
FESTAS JUNINAS, BÊNÇÃO OU MALDIÇÃO?


Não pretendemos atacar a fé nem a religião de ninguém, pois nossa constituição brasileira garante a liberdade de culto a todas as religiões e crenças. Porém, como pastor de uma igreja cujo propósito é edificar um povo para vencer as artimanhas do inimigo, sinto-me no dever de alertar os irmãos que estão buscando a Deus com sinceridade e santidade, sobre esse perigo tão bem disfarçado em festejos alegres, a fim de que nenhum filho de Deus seja surpreendido adorando a demônios que buscam roubar a glória do Deus verdadeiro.

O QUE É ESSA FESTA?

Por ser realizada durante o mês de junho, é chamada de Festa Junina, e é aceita como folclore e faz parte das tradições de nosso povo brasileiro. Mas, sua origem não é bíblica e sim uma herança portuguesa resultante da aglutinação dos cultos pagãos em louvor à terra, com a data do nascimento do santo católico João. Sua origem esteve influenciada por festas bárbaras e pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Começaram nos campos e plantações, originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas, etc. Com o passar do tempo foram as festividades tomando um cunho religioso com apresentações  de tradições locais, influenciada pelas lendas e hábitos.
No livro do profeta Jeremias, capitulo 7, versos de 16 a 19, encontramos uma festa parecida com essa, que desagradou muito a Deus e por isso Ele disse: “—Jeremias, não ore por este povo. Não peça, nem implore em favor deles; não insista comigo, porque eu não atenderei. Será que você não vê o que eles andam fazendo nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém? As crianças apanham lenha, os homens acendem o fogo, e as mulheres assam bolos para oferecer à deusa que é chamada de “Rainha do Céu”. Também derramam bebidas como oferta a outros deuses e fazem isso para me irritar e ferir. Mas será que é a mim que eles estão ferindo? Eu afirmo que não! Eles estão ferindo a si mesmos e vão passar vergonha.”
Meu irmão em Cristo Jesus, será que podemos participar de algo nos dias de hoje, que tem a mesma aparência e intenção de uma festa que desagradou a Deus nos dias do profeta Jeremias? Será que não corremos o risco de também sofrer as consequências que aquele povo sofreu? “... eles estão ferindo a si mesmos e vão passar vergonha”

É POSSÍVEL PARTICIPAR SEM SE CONTAMINAR?

Quando aceitamos a salvação pela fé em Jesus, nossa conclusão foi que, se continuássemos a fazer as mesmas coisas que as pessoas que não levam Deus a sério fazem, estaríamos também, como eles, condenados a passar a eternidade no inferno. Mas, num certo momento, o Espírito Santo nos convenceu de que nosso modo de viver era pecaminoso e que Jesus poderia nos perdoar e com isso, passaríamos a ter uma nova chance, pois, estaríamos nascendo de novo, como Jesus disse que era necessário a Nicodemos, um mestre religioso em Israel. (João 3:1-3). Também o apóstolo Paulo nos fala em 2 Coríntios 5:17 “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”. Em Romanos 2:4 o mesmo apóstolo diz “... Será que você despreza a grande bondade, a tolerância e a paciência de Deus? Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida”. E também no capitulo 12:2 Paulo diz “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês...”. Concluímos então que, todo aquele que se tornou filho de Deus, pela fé em Jesus, passou a ser uma pessoa diferente do que era, e com isso não pode mais continuar vivendo e fazendo as mesmas coisas que antes fazia, as quais os que não aceitaram a Jesus continuam fazendo.
Essa nova maneira de viver do crente nascido de novo, deve ser de um modo que agrade a Deus, e portanto, tudo o que visa louvar a “santos”, pessoas que no passado foram boas, mas que morreram e não ressuscitaram, e desta maneira não podem fazer nada por ninguém, vem desgostar a Deus. Se alguém invocar o nome desse “santo” como um meio de ser ajudado, estará invocando espírito de mortos, coisa também condenada na Bíblia em Levítico 19: verso 31 que diz: “ —Não procurem a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro. Isso é pecado e fará com que vocês fiquem impuros. Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês.” E também no capitulo 20 verso 6 Deus diz: “Se alguém procurar a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro, Eu ficarei contra essa pessoa por causa desse pecado e a expulsarei do meio do povo.”
“São João”, São Pedro” e “Santo Antônio”, podem ter sido pessoas boas, mas já morreram, então, participar de festas em louvor a eles é desagradar a Deus, e fazer com que Ele fique contra você. Creio que isto não seria bom!
Todo crente que, por alguma razão participar desses festejos, deve saber que a Palavra de Deus o avisou para não fazer isso. Se o fizer estará desagradando ao Deus verdadeiro que tanto o ama e quer o seu bem. Vale a pena tal afronta?

ESSA FESTA AMALDIÇOA NOSSA NAÇÃO.

O Brasil é o maior país agrícola do mundo. Até conhecemos aquela frase elogiando as terras brasileiras “... em se plantando tudo dá..". No entanto, o governo está importando alimentos, isto é, comprando de outros países, arroz, feijão, trigo, café, cacau etc. Era para estar exportando, vendendo, aumentando o capital, e não comprando, pois temos terras de excelente qualidade. Um dos problemas da falta de produção agrícola é a desvalorização do "homem do campo" que é humilhado nas festas juninas, nas danças de quadrilhas, tido como um coitado. Eu pergunto: que criança diria: “Quando eu crescer quero ser um caipira, ou homem do campo, com as roupas remendadas, na miséria?” As crianças querem ser médicos, professores, atrizes, pois estes não são humilhados nas festas juninas. As Festas Juninas são para humilhar as pessoas do campo, o caipira quando não é banguela é desdentado, seu andar é torto, corcunda por causa da enxada, a botina é furada, suas roupas são rasgadas e remendadas, uma alusão ao espantalho, pois talvez seja assim que os grandes latifundiários os vêem - um pobre coitado. Essa é a visão reproduzida nas escolas usando nossas crianças. Se isto é folclore, cultura, não quero, agradeço, que se lambuzem os que gostam de humilhar os outros. A Bíblia diz : “Quem caçoa do pobre insulta a Deus, que o fez” (Prov. 17:5). Por isto muitas favelas são formadas nas cidades, meninos de rua, pois como os "caipiras" não conseguem sobreviver no campo, pensam que na cidade encontrarão trabalho. Esta migração é conhecida como ‘Êxodo Rural’. E o nosso país agrícola, é desmatado, só se planta pasto para boi gordo, e expulsa o homem do campo, o caipira das festas juninas. (veja excelente estudo em artigo publicado na internet no www.Jesussite.com.br).
O diabo conseguiu criar uma eficiente forma de amaldiçoar nossa nação, usando a simplicidade e bom coração de nosso povo, que, em sua inocência e falta de conhecimento, acaba participando de algo que é um insulto e afronta ao verdadeiro Deus, o nosso Senhor.
Amado irmão, você como filho do Deus que deseja nos dar o melhor da terra, não pode contribuir para que essa maldição continue sobre nossa nação. Seja alguém que se levanta para abençoar nossa terra e contribua para que a ignorância espiritual deixe de destruir nosso povo. Deus diz pelo profeta Oséias “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.... (Oséias 4:6 a).

PODEMOS FAZER ALGO QUE ABENÇOE NOSSA TERRA

Isaías 5:13 diz: “Portanto, por causa da sua desobediência, o meu povo será levado prisioneiro para fora do país. O povo e as autoridades morrerão de fome e de sede.”
2 Crônicas 7:14 diz: “então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo.”

AÍ ESTÁ O QUE PODEMOS FAZER - Deixar de desobedecer, se arrepender do que já fizemos de errado, abandonar essa prática pecaminosa e orar pedindo a Deus que nos faça prosperar. Se é algo que tem nos amaldiçoado, então não devemos participar, pois fomos salvos para ser bênção. Precisamos nos arrepender das vezes que já participamos, abandonar essa prática que traz maldição, orar ao Senhor que pode nos ouvir, para sermos perdoados e o pedir-lhe que nosso pais possa progredir, nossas igrejas continuem a crescer e nossa família venha desfrutar de um mundo governado pelas leis do Senhor, o criador e mantenedor de nossas vidas.

Se você diz que é um crente salvo por Jesus, e pensa em ir a esta festa para agradar sua criança, seus amigos ou seus parentes, saiba o que Deus disse ao povo hebreu em Êxodo 34:15: “ Não façam acordos com os moradores da terra que vai ser de vocês. Nos seus cultos eles adoram deuses pagãos e lhes oferecem sacrifícios. Eles vão convidar vocês para as suas reuniões religiosas, e vocês poderão ficar tentados a comer os alimentos que eles oferecem aos seus deuses.” Fazer acordo para agradar seres humanos e desagradar a Deus parece ser uma péssima decisão.
Deus espera que seus filhos o honrem e glorifique apenas a Ele. Esta festa não tem origem em Deus e sim no paganismo, na idolatria e outras afrontas mais. Se você participar dela estará criando um problema para si mesmo, para sua família e para nossa nação, desagradando a Deus.
Durante o mês de junto você será provado de muitas maneiras e nossa oração é que você seja um vencedor em todas as provações e receba a aprovação do Senhor.
Lembre-se também que o líder Josué precisou tomar uma posição: “Josué terminou, dizendo: —Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito e sirvam o SENHOR. Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.” (Josué 24:15


Pr. Angelo Logobone filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários aqui.