FLASH

segunda-feira, 20 de junho de 2016

AMÉM





SIGNIFICADO DA PALAVRA AMÉM





        Em tempos da "Teologia da Prosperidade", vivemos um Evangelho de interesses e de poucos ensinos, pois por parte de muitos "líderes" espirituais, não se faz necessário que a  membresias não tenham acesso ao ensino verdadeiro da Palavra de Deus o que os tornam "presas" fáceis para os lobos existentes que abarrotam nossos templos. Hoje quero trazer ao conhecimento de alguns irmãos que acessam este blog, um pequeno artigo de esclarecimento sobre uma palavra que tem sido usada de forma banalizada e sem nenhum entendimento e conhecimento que ela representa.

PALAVRA AMÉM  

Muitos irmãos aprenderam, como eu também, aprendemos que a palavra AMÉM significava "ASSIM SEJA", e o próprio dicionário que temos diz: Amém

interjeição LITUR
1.us. para expressar uma reiteração formal (p.ex., nas demonstrações de fé), ou uma aprovação a algo feito ou dito, ou um desejo que determinada coisa ocorra.
2.substantivo masculino infrm. concordância incondicional; aprovação, consentimento, anuência. "seu a. à proposta resolveu nossos problemas"

       Baseado no que aprendemos e ouvimos, seria realmente este o seu significado? Se faz necessário buscar um estudo mais detalhado para entendermos que o seu sentido é muito mais profundo, que uma simples confirmação de algo dito por alguém. Já ouvi algumas pessoas dizerem e até mesmo ensinar na ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL que a palavra Amém, traduzida do hebraico quer dizer "Assim Seja" mas isso seria impossível, pois quando se pronuncia no hebraico sua pronuncia é YEHI RATZON, que nos dar um significado totalmente diferente, se tornando dessa forma: "Que seja de sua vontade".
Se não bastassem a falta de conhecimento da Verdadeira Palavra de Deus, surgiu um vídeo de um cidadão "demonizando" a palavra "Amém", veja: 



https://youtu.be/d-5whSjaMzc


      A palavra “Amém” é um acróstico. Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. Eis um exemplo de acróstico simples.
.


        SALMO 119 É o mais extenso acróstico bíblico, com vinte e duas estrofes: Uma para cada consoante do alfabeto hebraico: Álef, Bêt, Guimel, Dálet, He, Vav, Zaim, Hêt, Tét, Iode, Caf, Lámed, Mem, Num, Sâmeq, Áim, Pê, Tsade, Cof, Rêsh, Shim/Sim eTau. A palavra “Amém” vem da frase “EL MELECH NE EMAM – ” que significa “DEUS MEU REI É FIEL.

      Não se sabe quem escreveu o Salmo 119. Há quem diga que foi Esdras, o escriba contemporâneo de Neemias, que participou ativamente da restauração de Israel após cativeiro babilônico, como também há quem garanta que, em determinada época, era exigido que o garoto judeu, que se apresentava ao Bar Mitzvah, o soubesse de cor. Porém, não podemos ter certeza destas e de outras afirmações semelhantes. Entretanto há fatos impressionantes a respeito desse Salmo:

Primeiro: É o mais extenso acróstico bíblico, com vinte e duas estrofes: Uma para cada consoante do alfabeto hebraico: Álef, Bêt, Guimel, Dálet, He, Vav, Zaim, Hêt, Tét, Iode, Caf, Lámed, Mem, Num, Sâmeq, Áim, Pê, Tsade, Cof, Rêsh, Shim/Sim eTau.

Segundo: Cada uma das estrofes possui exatamente oito versos (perfazendo o total de cento e setenta e seis versos, que todas as nossas versões brasileiras mantiveram em versículos). Cada um desses versos começa, em hebraico, como é próprio dos acrósticos, com a respectiva consoante, e mantem um estilo poético chamado de Paralelismo.

Terceiro: Cada verso tem por tema a Lei do SENHOR. No primeiro verso ela é chamada de Torah, (referência clara ao que chamamos de Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). Nos demais versos são usadas outras palavras como sinônimos: Edah, Derek, Mitzvah, Choq, Davar, Mishpat e Huqqim, que na Edição Revista e Atualizada de Almeida da Sociedade Bíblica do Brasil, são traduzidas por Lei, Prescrição, Caminho, Mandamento, Preceito, Juízo e Decretos.

Quarto: Ao todo são oito termos. Além dos sete já citados, há imrah, que significa literalmente palavra, mas cujo sentido promessa (como na frase: “deu-me sua palavra”). Desses oito termos, pelo menos seis aparecem em cada uma das vinte e duas estrofes. Porém, em seis delas todos os oito aparecem.

       Com isso percebemos que a palavra “Amém” é muito mais profunda com um sentido muito forte, pois, essa afirmação trata da fidelidade do Eterno para com Seus filhos.


Amém em Hebraico


          A palavra “Amém” em hebraico é composta de três letras sendo: Sua guematria é 91, ou seja, 1 + 40 + 50. Quando fazemos a redução de 91 temos: 9 + 1 = 10. Este valor é equivalente na tradição judaica a keter (coroa). E ainda sabemos que este valor é o mesmo da soma de dois dos nomes do Eterno: “YHWH” = 26 e “Adonai” = 65. O número 10 corresponde também a guematria da palavra SHOFAR.


Obs: A guematria é o método hermenêutico de análise das palavras bíblicas que atribui um valor numérico definido a cada letra, somente em hebraico. Através de Seu nome, o Eterno se manifesta a nós de duas formas: como o "YHWH - "e também como Adonai. A palavra YHWH (tetragrama)  foi usado em Êxodo 4:14 onde Moisés questionou com o Senhor “Qual seria o Seu Nome?”. É lógico que Moisés e todo o povo de Israel sabiam o nome Dele, o que realmente eles queriam saber era como Ele iria se manifestar. Ele disse que se manifestaria como “Eu serei o que serei”, na tradução de João Ferreira como “Eu sou”. Deus estava dizendo que ele estaria se manifestando como Aquele que se torna aquilo que precisamos que Ele se torne para nós. Isso nos leva a duas conclusões: quando falamos acerca do “Amém” estamos falando sobre "receber uma coroa", pois o Eterno é fiel para cumprir tudo aquilo que nos prometeu, e sendo assim a coroa que receberemos Dele é justamente aquela da qual mais necessitamos no momento.

E também se manifesta como "Adonai” que significa "Senhor”, mostrando assim que independente de qualquer situação Ele é o Senhor de nossas vidas e a conduzirá de tal forma que o Seu Nome seja sempre glorificado! Então o “Amém” está intimamente interligado à pessoa do Eterno em todos os sentidos e com isso esta palavra sela aquilo que está sendo dito! Podemos até mesmo afirmar que o “Amém” é uma pessoa, é a própria pessoa de Jesus (Yeshua)! Quando alguém diz “Amém” esta afirmando “DEUS MEU REI É FIEL” com o aval de Jesus (Yeshua), que confirma e faz cumprir aquela palavra dita anteriormente. Ele mesmo proferiu a palavra “Amém”, porque Ele próprio é o “Amém” em carne. Em todas as palavras que Ele disse o termo “Em verdade”, no original em hebraico está o “Amém”. Notamos que essa palavra é muito pouco pronunciada, tanto no Velho como no Novo Testamento, indicando que as pessoas daquela época sabiam da sua força. A palavra “Amém” esta intimamente ligada a palavra “Louvor a Deus” e “Adoração”.

Portanto, nunca diga “Amém” sem saber o que será dito ou se você não entender o que foi dito - como, por exemplo, alguém falando numa língua estrangeira - e não diga “Amém” para qualquer coisa que está sendo dita. Podemos revelar que a palavra “Amém” sela nos céus e na terra aquilo que é dito: “Amém” vos digo que tudo o que amarrares na terra será amarrado no céu, e tudo o que soltares na terra será solto no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai: que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Mt 18:18-20. Devemos  Ter total sabedoria ao falar “Amém” sabendo que seremos responsáveis por toda palavra que sai de nossa boca.


Shalom U'vrachôt - Paz e bençãos




2 comentários:

Deixe seus comentários aqui.