FLASH

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

POR QUE MARIA MADALENA NÃO PODIA TOCAR EM JESUS NA MANHÃ DA RESSURREIÇÃO?

MARIA MADALENA FOI IMPEDIDA DE TOCAR EM JESUS NAQUELA MANHÃ, POR QUE?


          Vejamos esta passagem Bíblica:



" E, no primeiro dia da semana, (domingo) Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro."
(João 20:1)

E Maria estva chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 
E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.
E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.



Disse-lhe Jesus; Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão (jardineiro), disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer Mestre)!

Neste próximo versículo começa o tema de nosso estudo e os seus segredos desvendados:

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para o meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

(João 20:11-17) 
 
          Ao me deparar com a referida passagem bíblica, pus a me pergunta: Qual seria o motivo para que Maria Madalena fosse impedida de toca-lo? Diante dos fatos ocorridos em Jerusalém que que culminou com  a morte de "seu" amigo fiel e verdadeiro, e ao vê-lo, que grande alegria para aquela mulher que por toda sua vida tinha também sofrido diante daquela sociedade e encontrado em Jesus a pessoa com quem pudesse desabafar....Ah! tinha que tocá-lo.....mas não pode, por que?
             Na verdade poucos são os teólogos que se arriscam a comentar esta passagem, sem falar que muitos dos pregadores que sobem em nossos púlpitos desconhecem os rituais  do Antigo Testamento, sendo assim, despreparados para explicar os motivos que levaram o SENHOR Jesus impedir ser tocado naquela manhã de domingo. Charles C. Ryrie, em sua edição de 1994, comentou: 

" Não me detenhas. O mandamento foi mais acuradamente: "Não continue me segurando e tocando em mim" ( com intuito de detê-lo). Isso era inapropriado, pois agora ELE era o Senhor ressurreto."


          Ao dizer a Maria Madalena que "ainda não subi para meu pai", Jesus estava se referindo à ascensão de Seu corpo ao céu, ocorrida 40 dias após a ressurreição.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
(Atos 1:9)

          O que na verdade Jesus estava dizendo para Maria Madalena era: que aquela sua aparição não seria a única e que ainda ficaria mais um pouco; que não subiria naquele mesmo dia; que não poderia ficar conversando com ela como antes, por um período longo. Bem, parecia uma explicação a plausível, mas se formos buscar na exergese a explicação para essa passagem, veremos que o seu contexto não fazia sentido tal explicação. Mas e agora? Como entender esse texto?
              Quando tive um encontro com Cristo e passei a ler a Bíblia, com desejo de aprender e descobrir no profundo "aquele" Livro que todos me diziam: "A Bíblia é um livro de difícil entendimento". Essa frase me fazia buscar, pesquisar, meditar....mas sem a ajuda do Divino Espírito Santo, a Bíblia realmente é um livro de difícil entendimento e um dos textos que mais eu admiro e faço uso dele na minha caminhada é este.

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
(1 Timóteo 4:13-15)

         Eu estava diante de um texto que iria mudar minha vida, e que seria usado como instrumentos para ensino, minha visão estava sendo aberta, meus desejos de conhecer no profundo a Palavra de Deus estava sendo moldado e que por isso eu seria também perseguido na própria Casa de Deus.....Oh! Glória. Por esse motivo, eu trago comigo a responsabilidade de ensina-la corretamente e de não usa-la para benefício próprio. Vamos volta ao nosso estudo.


Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para o meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.
(João 20:11-17)
          Se ELE só subiria aos céus 40 dias após a sua ressurreição, conforme aprendemos na Escola Bíblica Dominical (aprendemos errado), me perdoe os professores que tanto se esforçam para lecionar na EBD. O que Jesus estava dizendo a Maria Madalena não faria o menor sentido naquele momento. "Amém ou não Amém?" 
          Jesus na verdade estava querendo dizer, era: "Enquanto eu não subir para meu pai você não pode me tocar" , mas mesmo assim ainda iria ficar difícil compreender como Maria Madalena iria tocá-lo após sua subida ao Pai? Como ela iria tocar em Jesus?

Epa! Espere um pouco.....A não ser que ELE suba e volte logo. 

Jesus poderia ter usado os verbos no futuro: "...Vai para meus  irmãos, e dize-lhes que eu subirei para meu Pai......" reparou que a frase está no presente (subo) e não no futuro (subirei)? a partir de agora tudo fica mais claro - "Diga para meus irmãos que eu estou subindo até meu Pai...." Esta frase também se tornaria sem sentido, se Jesus não estava de partida para o céu.......bem,  por que Ele teria que subir ao céu logo? Não poderia deixar só para depois dos 40 dias mencionado em Atos 1:9, qual seria os motivos dessa tão grande urgência? Vamos começar a desvendar este mistério professor!!


          

Opa! Olhando esta foto, começa a nos "clarear a mente" e nos trazer a luz o que para nós estava obscuro. Isso mesmo! E para entender melhor esta passagem do Evangelho de João, precisamos voltar ao Antigo Testamento e dar uma olhada em certos rituais realizados pelo Sacerdote.


           Como podemos descobrir a verdade escondida no Tabernáculo? Apenas conhecendo o Evangelho da água e do Espírito, o real significado do Tabernáculo, podemos corretamente entender e saber a resposta. 
        Na realidade, os fios azul, roxo, e escarlate e o tecido de linho retorcido exposto à entrada do pátio do Tabernáculo nos mostram as obras de Jesus Cristo no período do Novo Testamento que salvou a humanidade. Deste modo, tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento do Tabernáculo estão rigorosamente e definitivamente relacionados uma à outra, como o tecido de linho retorcido. Mas, infelizmente, esta verdade tem sido escondida por muito tempo de todos que buscam a verdade no Cristianismo. Voltando ao nosso assunto, pois, falaremos do Tabernáculo em outra oportunidade. Ao analizar a Lei de Moisés, percebemos que ela exigia do Sumo Sacerdote pureza total, para então se apresentar diante do Senhor, 

E nenhum homem estará na tenda da congregação, quando ele entrar a fazer propiciação no santuário, até que ele saia; assim, fará expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.
(Lev 16:17) 

Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;
(Hebreus 9:1-7)

          Durante a cerimonia ninguém podia tocar no Sumo Sacerdote, antes dele entrar no "Santo dos Santos" sob o risco de contaminá-lo, prejudicando assim a eficiência da oferta sacrificial que ele devia fazer para DEUS.
  
 Opa! agora sim, começo a entender o motivo que levou o Senhor Jesus não se deixar tocar por Maria Madalena, Ele ainda não tinha subido ao céu para se apresentar ao Pai como sacrifício perfeito e definitivo, cumprindo o simbolismo dos sacrifícios da época da Lei de Moisés.


          Sendo que no domingo a tarde ELE permitiu ser tocado pelos discípulos, porque, naquele momento, já tinha cumprido as exigências Mosaica, ou seja: tinha subido ao céu (legalmente puro) para completar as exigências da Lei.
O Evangelho de João é a representação exata do tabernáculo, como não poderia encerrar sem a entrada do Sumo Sacerdote (Jesus) no Santo dos Santos, e isso aconteceu na manhã de domingo:

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para o meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

(João 20:11-17) 

E após, cumprir as exigência da Lei de Moisés ELE volta e se apresenta diante dos seus discípulos.

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os diciscípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntados, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: "Paz seja convosco!"
(João 20:19)  
 
Agora após cumprir os rituais da Lei, Ele permite que seus discípulos o toquem.


Referencias: Bíblia de Estudo Pentecostal
                         João Ferreira de Almeida
                          Edição de 1995

Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;

Hebreus 9:1-7
Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;

H
Ora, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;

Hebreus 9:1-7

16 comentários:

  1. Achei interessante a sua argumentação sobre este assunto, sou adventista do 7 dia, poucos cristão buscam voltar ao antigo testamento para aplicação sobre novo testamento, tenho algumas duvidas sobre hebreus 4:4 poderia me ajudar a enterder como fez no verso de maria madalena acima. Obrigado e que Deus te ilumine pois tenho certeza que se amar uns aos outros iremos ver a cristo na sua segunda vinda aqui neste terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amado mau hono, vou tentar te explicar baseado no qua a Bíblia quer nos ensinar, Portanto esse SÉTIMO DIA EM QUE DEUS REPOUSOU, de Hebreus 4:4 trata-se não de um sábado de 24h, mas, de um DIA PROFÉTICO, UM SÉTIMO DIA MILENAR, no qual Deus em Cristo ACABARÁ TODA A OBRA DA CRIAÇÃO; inclusive A RESTAURAÇÃO DA CRIATURA E DA CRIAÇÃO (Ez. 36:35-36); e o aniquilamento de Satanás no final do milênio de Cristo (Ap. 20:9-10).
      “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.” Rm. 16:20.
      Então virá o fim. Espero ter sido compreendido pelo irmão, mas desde já me coloco a sua disposição e que a Paz de Cristo seja conosco.

      Excluir
    2. Fiquei mais esclarecido sobre a subida de Jesus ao Pai assim que resucitou de manhã do terceiro dia o dia primeiro da semana,eu já tinha esse entendimento que seja assim,mas com esse seu esclarecimento fiquei convicto de que estou certa em minha interpretação desse texto que Deus continue te dando sabedoria e te abençoando sempre amém.

      Excluir
  2. Ola meu irmão gostei da sua explicação....mas como vc explica Mt 18. 9 onde aparecem as marias abraçando os pés de Jesus logo após a sua ressurreição... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amado Wanderson Gonçalves, shalom...o texto utilizado por vc Mt 18:9 não se refere ao estudo apresentado, e sim Mt 28:9, mas isso não vem ao caso e sobre sua pergunta tentarei lhe explicar. Vejamos: Após a ressurreição Jesus faz 18 aparições corporais mas vamos falar somente da 1ª e 2ª, pois são elas que nos fará entender e sanar suas duvidas, veja...“Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre). Disse-lhe Jesus: "Não me detenhas", porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” (Jo 20:15-17)

      Na 1a aparição (a Maria de Magdala, ex-endemoninhada), Cristo impede que seja SEGURADO (figurativa e, também, literalmente, isto é, com as mãos):
      Na 2a aparição (a Maria (Sua mãe) e a Salomé), Cristo permite ser SEGURADO (até mesmo com as mãos): Mat 28:9.

      Esta mudança (de não permitir, depois permitir ser segurado) é entendida à luz da tipologia do Dia da Expiação. Lembremos que todos os detalhes REALMENTE importantes, duma tipologia, correspondem PERFEITAMENTE àquilo tipificado. Para cada sacrifício feito no pátio do Tabernáculo/Templo, no Dia da Expiação, o Sumo Sacerdote tinha que comparecer na presença de Deus, no Santo dos Santos (onde só ele podia entrar, uma só vez por ano, devidamente purificado) e lá apresentava o sangue do sacrifício, aspergia-o sobre o propiciatório (a tampa da arca), sendo aceito se tudo tivesse sido feito de acordo com o mandamento do Senhor. O Sacerdote não podia ter contato com ninguém. Estude todo Lev 16, particularmente v. 15-17

      O Sumo Sacerdote, entrando no Santo dos Santos, tipifica Cristo em que Ele entrou no 3o céu, mas Cristo o fez pelo Seu próprio sangue: Heb 9:11-12, (particularmente v. 12)

      CONCLUSÃO: Do mesmo modo que o Sumo Sacerdote ia ao Santo dos Santos e só depois podia ser aproximado, assim também Cristo foi ao 3o céu; apresentou ao Pai o Seu sangue, aspergido sobre Si próprio; somente após isto a dívida do pecado estava oficialmente paga e aceita, e o Senhor pode ser aproximado. Cristo é nosso celestial Sumo Sacerdote, e Cordeiro-propiciação, e propiciatório, e trono de misericórdia e graça, no tabernáculo celestial.
      Um forte abraço e que o Eterno lhe abençoe e te guarde
      Shalom

      Excluir
  3. COMO É MARAVILHOSO FAZER PERGUNTAS AO SENHOR E OBTER RESPOSTAS COMO ESTA. COMO É BOM EDIFICAR UNS E SER EDIFICADO POR OUTROS ALELUIA. OBRIGADO IRMÃO AMADO PELO ESCLARECIMENTO QUE ME ABRIU MAIS AINDA O ENTENDIMENTO.DEUS SIGA TE USANDO E ABENCOANDO. AP. CELSO ARAUJO DE OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  4. Queria saber se o senhor ainda continua se dedicando a está obra?!
    Pois não vejo mais postagens de pregação no YouTube atualizado, sigo o bloggers sempre e creio no conteúdo! Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Quando Jesus disse:está consumado!
    Rasgou-se o véu ou seja:Jesus tirou a separação.Então não existe tipologia que se refira a Cristo ressurreto durante os 40 dias.
    Esses 40 dias Jesus usou para mostrar aos dicípulos que Ele venceu a morte e não era um fantasma,tinha um corpo como antes da morte.
    Elas o tocaram,abraçaram como Tomé também o tocou.
    Ele queria era que seus dicípulos viessem logo encontrá-lo e ela seria a porta-voz da notícia,sendo assim não poderia "perder tempo".

    ResponderExcluir
  6. Após a ressurreição Jesus falou com Madalena e , em seguida , subiu para o Templo de Deus no céu para oferecer o seu sangue como pagamento final e definitivo pelos pecados dos homens.
    Após isso , desceu do Templo de Deus no céu para a terra novamente. Encontrou seus discipulos e retornou ao céu no 40 dia após a ressurreição.

    Foram duas ascensões ao Templo de Deus no céu.
    De onde nos aguarda até hoje e até que o arrebatamento final ocorra.

    ResponderExcluir
  7. E é exatamente por isso , pelo o que Ele fez no Templo de Deus no céu em Sua 1# ascensão , é que Ele se tornou o ÚNICO intercessor diante de Deus , cujo nome é YHWH.

    Logo , a falsa-Maria intercessora inventada pelo catolicismo é uma forma de Heresia , uma forma de negar o papel de intercessor ÚNICO que de fato Jesus é.

    Por isso a seguinte oração .... "Santa Maria Mãe de Deus , ROGAI por nós os pecadres...." é um ESTELIONATO / CRIME contra o verdadeiro Jesus.

    Capiche ????

    ResponderExcluir
  8. Glória ao Eterno SENHOR JESUS. Eu sempre quis saber o sentido real desta passagem, onde Jesus não permitiu ser tocado por Maria. Hoje obtive o ENTENDIMENTO. A resposta, está explanação faz todo sentido do real significado. Parabéns!! DEUS Continue vos capacitando sempre.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua explicação e do raciocínio que o senhor traçou em relação ao velho testamento. Sim Jesus é o Salvador, sem dúvida alguma! Maria sua mãe não é uma impostora, nem tampouco uma falsa intercessora. Ela é a verdadeira intercessora, que nos conduz à seu filho Jesus! "Façam tudo que Ele vos disser"...Ela se reconhece serva de Deus e à disposição de seguir seu Filho Amado! Esse é o exemplo que o catolicismo crê.

    ResponderExcluir
  10. A única coisa que eu ainda não entendo é o fato das Marias terem tocado os pés de Jesus logo após ele ressuscitar. Essa explicação faz sentido para mim mas ainda fica essa dúvida. Então, a explicação simples de que seria para ela não segurar ele mais tempo faz sentido também mas eu fico com outra questão porque logo após Jesus dizer a ela que não o toque/detenha, Jesus justifica dizendo que era porque ele ainda não tinha subido para o Pai, o que volta a essa explicação. Ou seja, um looping eterno kkk gostaria de entender melhor essa questão mas pelo que pesquisei é um assunto difícil até mesmo entre teólogos. Que o Espírito Santo possa nos revelar ��

    ResponderExcluir
  11. Amém. Amei sua explicação pois eu também tinha a mesma concepção dessa explicação. Agora Deus usou você pra mi confirmar. Glória a DEUS nas alturas paz na terra para com os homen S de bom entendimento.🙌🏼🙏

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pelo "belo" esclarecimento, há algum tempo,me questionava sobre o porque de Jesus não permitir ser tocado por Maria Madalena, e agora ensino para outros que teem a mesma dúvida.
    Me chamo Edilson, sou de Igarapé MG.

    ResponderExcluir

Deixe seus comentários aqui.